Leocácio Ferreira da Silva foi fotógrafo, inventor e cinegrafista. Nascido em 1921 na Paraíba, mudou-se para Senador Pompeu, interior do Ceará, ainda criança, onde viveu por alguns anos até seguir para a capital, Fortaleza. Leocácio sempre teve um encantamento pela fotografia, mesmo quando ingressou na Marinha, aos 18 anos, não deixou a arte de lado.
Além de fotógrafo, Leocácio atuou como cinegrafista da TV Ceará (TV Tupi), pesquisador, laboratorista e colaborador dos jornais O POVO, Tribuna do Ceará, Diário do Nordeste e Correio do Povo, e trabalhou também como radiotelegrafista do Ministério da Agricultura.
Como inventor, sua criação mais famosa foi a câmera panorâmica com abrangência angular de 180°, que recebeu o nome de Jane-pan em homenagem a sua filha Jane. Sua primeira versão foi feita com uma caixa de charutos vazia, uma lente e papel fotográfico. Ele criou também um tanque para revelação de filmes de 16 mm e desenvolveu um flash disparado a partir de um gerador de energia, manualmente.
Com a Jane-pan, Leocácio fotografou a primeira missa campal e a inauguração de Brasília, em 1960, a inauguração do Estádio Castelão, em 1973, e a inauguração do Açude Orós em 1961.
O acervo do fotógrafo é mantido até hoje pela família Ferreira. Além dos registros considerados históricos, também estão guardadas as fotos de formatura de turmas de medicina e direito, além de fotos de famílias tradicionais de Fortaleza.