Hoje, vim falar um pouco sobre os equipamentos que uso, uma curiosidade que alguns clientes têm. Importante dizer, no entanto, que não é o equipamento o que realmente faz diferença numa fotografia. Se para o escritor o que importa é a mente que cria, para a fotógrafa o que importa é a sensibilidade do olhar. Dito isto, vamos lá.
Meu equipamento básico, do dia a dia mesmo, é composto por: uma Canon SL2, uma lente Canon 50mm 1.8, uma lente Sigma 30mm 1.4 e uma lente Sigma 18-250 3.5. A SL2 é uma câmera de sensor cropado, ou seja, tem um fator de corte, mas seu processador e resolução suprem completamente as minhas necessidades. Com ela, uso as três lentes, de acordo com a necessidade, com o que desejo criar naquele momento.
A Canon 50mm 1.8 é super levinha e luminosa, além de compacta. Carinhosamente chamada de "50tinha", é a minha escolha principal para retratos. Com o sensor cropado, essa lente fica com uma distância focal de 80mm. A Sigma 30mm 1.4 é mais pesada, mas uso bastante em eventos por ser mais aberta, e é ainda mais luminosa que a 50mm. Essas duas lentes são fixas, isso significa que elas não têm zoom, eu preciso me aproximar ou me afastar para ajustar o enquadramento. A Sigma 18-250 se tornou a minha nova queridinha para os eventos, tem uma nitidez que eu amo, além do alcance e também do campo de visão beeem mais amplo que ela me permite ter. Sobre o zoom, uso somente se não der pra chegar pertinho mesmo. Gosto de me aproximar e estar perto do objeto fotografado, independente da situação. Como dizia Robert Capa, "se a foto não é boa o suficiente é porque você não chegou perto o bastante".
Essas são as minhas atuais e principais ferramentas de trabalho, além da Instax Mini 9, de flash, baterias e outros acessórios, claro. Esses ficam pra uma próxima conversa.
Ficou com alguma dúvida? Manda pra mim que eu tento te ajudar.